Subcuturas: Scene Kid ou From UK?


Depois de algum tempo sem atualizar o TH, mas atendendo à enquete, eis um post sobre Scene Kids e From UK. O texto é relativamente antigo, e o resgatei do meu antigo blog, já que muitas pessoas andaram me perguntando sobre ele.

Enfim, vamos ao post:

Scene Kid ou From UK?

Essa pergunta é daquelas que causam alarde, já notaram? Por isso resolvi explorá-la, sob meu ponto de vista, obviamente.

Todos os que me conhecem sabem que costumo utilizar o termo Scene Kid para, digamos assim, rotular ou exemplificar uma parte da minha aparência. O que muitos questionam, por outro lado, é o por quê de eu não me pronunciar como From UK (embora eu não goste de me pronunciar como nada além de THAI Cappuccine, bjs). Os motivos são claros, porém, às vezes, conflitantes, e vêm à seguir:

Primeira e indiscutivelmente, From UK é um termo pejorativo. Isso mesmo, pe-jo-ra-ti-vo, degradante, tudo-de-ruim, etc.

Como assim, Bial? Pois bem, vamos começar do início.

Toda essa história começou com os EMOS norte-americanos e, como todos nós sabemos, eles erguiam a bandeira britânica em suas roupas, acessórios e cores. Outro fato que temos conhecimento é que eles, os emos, sempre foram e sempre serão odiados em qualquer canto do mundo. Então eu adiciono um fato crucial: quem teve a dignidade de dedicar atenção a alguma aula de História ou observar o que é dito nos Estados Unidos, sabe (com certeza sabe, vai por mim) que existe uma aversão entre Reino Unido e Estados Unidos. Sério, cara, existe.
Norte-americanos são superpatriotas, não são? Emos são super odiados, não são? E o que vocês me dizem, agora, de um Emo wannabe britânico, nos Estados Unidos da América? Motivo de piada e assassinato, no mínimo. Saia de perto quando vir algum.
Agora surgem os Scene Kids, que, segundo muitas fontes, são uma evolução dos emos. Eu não sou o tipo de sujeito que rotula dessa forma, já que existem pessoas e pessoas, porém não podemos negar que muitos, outrora emos, abandonaram as pulseiras e cordões de bolinhas e as franjas em cabelos lambidos, para adotarem os cabelos armados por laquê, os óculos retrô e os pingentes da Hello Kitty ou do Gloomy Bear (eu tenho um, que maravilha HSUHAIE). Estes simplesmente evoluíram, podemos dizer assim, e levaram consigo a herança satírica a respeito da aspiração à britânico – até porque muitos ainda continuam com a bandeira erguida (pegou mal, mas nem to ligando. A bandeira não é minha, mesmo).

Para resumir, os Scene Kids surgiram para fazer a cena alternativa, como o próprio nome já sugere. Muitas barreiras foram quebradas por eles, que abandonaram a moda do cabelo liso pranchado (algo que constitui o padrão de beleza mundial) e investiram no passado, fundindo-o ao futuro. A moda dos anos 80 foi resgatada, exibindo as calças skinny, as cores e maquiagens berrantes (vide Cyndi Lauper), os óculos enormes e muito do bom e velho Hard Rock, em suas estampas de zebra, onça e, não poderiam faltar, os cabelos repicados e armados.

Vocês não acham que faz muito mais sentido chamar essa galere de Scene KIDS, os que fazem a cena, do que de From UK, os que simplesmente querem ser britânicos?
Pois é assim que eu penso. Aconteça o que acontecer, From UK permanecerá um termo sarcástico e maldoso, que faz alusão à pessoas sem conteúdo e mentalmente atrasadas. É como um apelido filho da mãe que a gente recebe na escola e que acaba pegando, mas que não gostamos meeesmo.
Eu, ao menos, não curto esse pseudônimo e acho muito mais profundo ser chamada de Scene KID à From UK, ainda que, como disse, prefiro ser apenas a THAI Cappuccine. Decerto, cabe a cada um saber a que se adequar e o que é certo, errado, feio ou bonito.

Não compreendo como existem pessoas tão adeptas ao From UK, criando sub-vertentes, assinando aqui ou ali, no entanto sem conhecer o histórico ou se envergonhar por tudo isso. Certo que existe o livre arbítrio, mas eu aposto com qualquer um que esses sujeitos sequer sabem o que estão afirmando.

No fim das contas, tudo isso (sim, tuuudo isso) não passa de títulos, apelidos, e, pelo amor da sanidade, ninguém aqui é veneno para precisar ter rótulo ou um "vide-bula" nas costas. Sejamos nós mesmos a todo o tempo, porque, no fim da história, é apenas isso o que conta. Influências todo mundo tem (eu, por exemplo, adoro a Coco Chanel, a Kat von D e a Audrey Kitching, HAHAHA), mas que não façamos delas nossos objetivos pessoais e que sigamos nossa personalidade, adoremos nossa aparência e nos amemos como somos.

Scene KID ou From UK? Be yourself e se jogue!
Beeeeeijo,
THAI Cappuccine.


  SOBRE A AUTORA:

 

Jack Moore é dona da GLAM PANIC! e está sem criatividade para escrever uma bio no momento.      Leia mais sobre ela...

 

 

19 comentários:

Jack Moore at: 14 de julho de 2009 às 11:35 disse...

LIIIIIINDO DEMAIS, MIGS!!1 *desenha corações no ar*
Tudo o que penso sobre Scene Kids e From UK estão ai nesse post ;D
Há tão pouco sobre SK em português na internet que me dá medo. Preciso correr com o meu post sobre esse assunto, mas quem disse que o sono/tarefas deixam? D:


Ah, post fabuloso, pqp <3333333
o/

Cassi Desrosiers at: 16 de julho de 2009 às 17:25 disse...

Eu já tinha lido isso no seu blog, THAI. Só que lá não tinha Hard Rock no meio, e aqui apareceu numa parte do post. "Enfiar" o meu amado e perfeito Hard Rock no meio de Scene Kid/From Uk pegou mal, hein? AUSHAUHUAHHS
Mas, de resto, é isso aí mesmo, embora eu não me julgue uma Scene Kid ou From Uk.

Muuaaah pra vocês, o blog tá cada vez melhor! :***

THAI Cappuccine at: 17 de julho de 2009 às 06:19 disse...

Oi, Cassi! Na verdade, o Hard Rock está aí desde que o escrevi; não é um detalhe acrescentado agora. E não vejo razão pra você não gostar disso, porque é a mais pura verdade! O Hard Rock é uma influência muito marcante para a tribo, principalmente pelas grandes bandas, como o Mötley Crüe e o Poison. A herança que eles nos deixaram são muitas, e podem ser reconhecidas no corte de cabelo, maquiagem e roupas. Isso me fez lembrar aquela foto da Audrey, Jac Vanek e Hanna Beth (acho), em que elas estão com aquele traço preto abaixo dos olhos - alusão nítida aos Mötley.

O Hard Rock é um dos meu gêneros favoritos há mais de 10 anos e eu gosto muito dessa influência deles aos Scene Kids! Nada melhor e mais nostálgico! Fora isso, valeu pela força que você tem nos dado, cara *-*

Tay. at: 19 de julho de 2009 às 11:45 disse...

Adooorei, perfeeito !
Nossa, perdi alguns posts aqui D: tava sem internet, GSAISGUSADSADASGADYDSA
enfim, adorei, muito explicativo e engraçado, bem que eu nunca gostei de ser taxada de from uk mesmo u.u agora que nem quero, rs'
GASIYSAUOIAGSDISYG
o melhor é mesmo ser sempre nós mesmas, mesmo fazendo uma mistura dee stilos legais e diferentes :D
beeijoos :*

Lisa at: 10 de agosto de 2009 às 13:09 disse...

Owned.

Jack Moore at: 10 de agosto de 2009 às 15:55 disse...

/\ AUHEUHUAHHEUAUHUHEA
Lisa <3

maa yeah! at: 11 de agosto de 2009 às 12:22 disse...

HSUAHUSHAUSHAU eu ri \o/

Owned²

Taísa at: 28 de dezembro de 2009 às 19:24 disse...

áa sei lá, mas tipo, também achei errado comparar o hard rock com o scenes kids, assim tipo, para mim scenes kids passa uma imagem totalmente diferente do bom e velho hard rock, desde a musica até as ropas tudo bem algumas coisas fazem lembrar, mas nunca isso tinha passado pela minha cabeça, e tipo, eu coneço mt mt mt gente que curte hard, e eles acham isso errado, umas comparação totalmente .. á sei lá, mas não tem nada em comun não, eles tbm não gostam e não aceitam que o scenes kids seja comparado. Essa é a minha opinão ok? espero que entenda o meu ponto de vista, até porque eu adoro o seu blog, mas essa comparação eu não gostei mt não. Mas cada um tem seu jeito de pensar ;D parabéns pelo blog ;)

Taísa at: 28 de dezembro de 2009 às 19:26 disse...

não liguem para erros de portugues, estava com sono, e fiquei com preguiça de corrigir (:

Luiza Maranhão at: 12 de janeiro de 2010 às 16:12 disse...

essa eh a origem do estilo from uk amorees http://www.fromukoficial-posts.com/2008/06/o-que-from-uk.html

Manddy at: 20 de fevereiro de 2010 às 18:11 disse...

THAI, vc nun tem nem noçãããão de como eu t admiro amr! juro mesmo!
bjbj

. at: 23 de fevereiro de 2010 às 11:53 disse...

eu so from uk a um tempo e esse link acima è do tal hashii stanford, que usou o estilo pra ficar famosinho ele disse que criou o estilo, sendo que eu conhecia o from uk à um tempão, eu tenho um ponto de vista bem diferente sobre scene kids e from uks, mas cada com sua opiniao.
adoro o seu blog pois ele è demais , td d bom pa vcs, thai e jack!

Rafael Queiroz at: 2 de julho de 2010 às 01:32 disse...

PQP, que post do caralho *-*

Apesar de eu conhecer e andar com vários from uks, admirar o estilo e etc. você falou tudo nesse post! Esse negócio de ficar "rotulando" tá errado, eu mesmo SOU VICIADO em Rock 60's das antigas mas sou alternativo, sei que o estilo não permite isso, mas foda-se.
Eu só não entendi o motivo do esculacho que você deu nos UKs, não acredito que From UK seja um "termo perojativo". Afinal, é um estilo como todos os outros, tem suas origens, rolês, músicas e etc. Você tinha que ter explicado mais sobre isso e justificar esse esculacho bruto HAHA

Mas enfim, o blog tá de parabéns.

bgs bgs ;*

Rafael oliver at: 26 de julho de 2010 às 09:25 disse...

eu achei seu poste genial mais eu comecei a ter idologia scene apos ler seus posts mais eu queria fazer um pedido para vc,e que quase nao tem imagens na net e textos mostrando vestis e cabelos scene kid masculino um abraço.

maa yeah! at: 17 de março de 2011 às 07:18 disse...

HSUAHUSHAUSHAU eu ri \o/

Owned²

Taísa at: 17 de março de 2011 às 07:18 disse...

não liguem para erros de portugues, estava com sono, e fiquei com preguiça de corrigir (:

Luiza Maranhão at: 17 de março de 2011 às 07:18 disse...

essa eh a origem do estilo from uk amorees http://www.fromukoficial-posts.com/2008/06/o-que-from-uk.html

Anonymous at: 30 de julho de 2011 às 23:08 disse...

Scene Kids ou From UK ? O importante é ter o Estilo !

Anônimo at: 5 de fevereiro de 2013 às 16:03 disse...

Parabéns THAI Cappuccine :Aplausos: vc merece, o pior e que todos nos olham e nos rotulam, somos apenas o que somos e o mundo inteiro deveria ler isso Kissess =**

Postar um comentário

Participe!

Follow!

Inscreva-se!