Hairstyle: Moicanos


Se hoje em dia há crianças, atletas, desenhos animados, colegiais e até galãs de novela usando o cabelo moicano (tradicionalmente raspado dos lados e arrepiado no meio), culpe  Wattie Buchan , vocalista da clássica banda de punk rock "The Exploited".
Ele é citado inúmeras vezes como o responsável por popularizar o corte na cena punk dos anos 80, quando usava seu inesquecível moicano vermelho (foto ao lado). Conta-se que o músico buscou inspiração na tribo norte-americana dos índios Moicanos, que "preferiam a morte à serem controlados pelo homem branco".
Alguns punks usam uma analogia para se referirem a isto, alegando que escolheriam morrer do que sucumbir às repressões do sistema. A criação do corte, no entanto, não é autoria de tal tribo - como diversas vezes é erroneamente citado - uma vez que há relatos de outras civilizações usarem o mesmo penteado em muitos cantos do planeta, em diferentes séculos.


O corte considerado pavoroso e chocante há 30 anos atrás hoje em dia caiu nas graças do mainstream - obviamente do costumeiro jeito mais tímido e careta - mas com popularidade inegável. Se antes as pessoas trocavam de calçada quando avistavam alguém que sustentasse tal penteado, atualmente corre-se o risco de até mesmo receber um elogio.

Variações do Moicano

Existem infindáveis tipos para o mesmo penteado; um mais legal que o outro: espetado ("spike"), em leque ("fanhawk"), longos ("chelsea hawk"), curtos ("warhawk"), afro ("frohawk"), eriçados ("backcombed"), cacheados, inversos, quiff, com dreads/costeletas/franjas, e até os "falsos moicanos" ("fauxhawk") - onde não há a necessidade de raspar as laterais da cabeça -, entre muitos outros. O corte atualmente é usado por diversas subculturas, não se limitando apenas aos punks.

Abaixo, fotos dos moicanos mais populares:






______________________________________________

Fico por aqui, trashers. Em breve pretendo voltar com tutoriais de todos os estilos mostrados acima!



Agora quero saber a opinião de vocês sobre o moicano. Você faria um corte desses? Não faria? O que pensam sobre o assunto? COMENTEM! ;-)


  SOBRE A AUTORA:

 

Jack Moore é dona da GLAM PANIC! e está sem criatividade para escrever uma bio no momento.      Leia mais sobre ela...

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Participe!

Follow!

Inscreva-se!