AutoAjuda: Por que não aceitar seu filho "alternativo"?

Olá, amiguinhas, amiguinhos; senhoras e senhores responsáveis!

É um grande prazer escrever pra vocês, antenados ou apenas curiosos, sobre esse “mundo alternativo”. Aliás, até hoje não descJobri o que seria um “mundo alternativo”. Talvez seja porque nunca, jamais e em tempo algum me submeti ao que todos pensavam, usavam, dançavam, ouviam, desde a minha adolescência. Na verdade, nunca me conformei em ser mais uma no grupo. Sempre quebrei as regras, mas nunca delinqüi. Jamais ui vulgar. Essa é a questão! Ser diferente não quer dizer ser um “fora da lei”. Isso eu digo com certeza e por experiência própria.

Tenho quatro filhos. Todos únicos, ou seja: cada um com seu estilo, sua vocação e suas preferências. Sinto-me um Ser privilegiado, pois soube educá-los, respeitando a opção de cada um deles e não deixando que se sentissem envergonhados ou diminuídos por não fazerem parte da grande massa. Entretanto, se quiserem ou quisessem fazê-lo, os amaria da mesma forma.

Gente, o que faz uma pessoa não é roupa que ela veste, a música que ouve ou a tendência que segue. Creiam: muito mais vale uma família sadia, honrada, onde cada um respeita a si e ao próximo, do que um monte de “faz de contas” para agradar terceiros. Você não precisa ser mais um para ser aceito; basta ser você – íntegro e fiel aos conceitos básicos de educação e moral.

Outro dia, li uma mensagem que me chocou bastante. Minha filha, Thai Cappuccine, recebeu a seguinte pérola: “Queria ser como você, mas minha mãe não deixa”. Oras! O que há de tão errado com minha filha, a ponto de uma mãe não permitir que a sua (pessoa na qual educou e conhece) siga o estilo que a minha adotou? Pelo que entendi, essa menina gostaria de se vestir ou se maquilar baseada no modo difundido por minha filha. Apenas IMAGEM... Óbvio que jamais passaria pela minha cabeça que alguém quisesse ser e viver a vida de Thai. Ela não é uma deusa, uma ditadora... Pode até ser uma pequena formadora de opiniões e tendências, porém, em tempo algum, li uma mensagem sequer contendo pregações, como: “Seja como eu. Se vista e se maquile como eu, e seja feliz”. Ou, mesmo: “Compre minhas camisetas, siga minha tendência e ganhará o Reino dos Céus”.

Ow!

Em contrapartida, vejo milhares de meninas (muito jovens, inclusive) se vestindo, vulgarmente, como “mulheres-fruta”. Isso é o certo? Será que essa mãe proibiria sua filha usar calças justas, blusas decotadas, colocar piercing no umbigo e rebolar de forma sensual e vulgar ao som de “Beber, cair e levantar”? Talvez, não. E sabem o porquê? Porque está na moda, na mídia e não há ninguém para julgá-las sobre este estilo de vida. É o que há – de mais ridículo e medíocre, convenhamos.

Você mãe/pai, que me lê nesse momento, será que se sentiria melhor vendo sua filha sendo mais uma nesse mundinho infectado por baladinhas e “bondes”? Se sim, bem, parabéns! Te vejo na maternidade mais próxima daqui a nove meses, vovó (isso seria o menos pior a acontecer)!

Sou mesmo careta. Adoro ver minha filha pintada como boneca, fazendo moda e criando seu estilo. Adoro ver minha sobrinha, Jack Moore, com suas mechas azuis nos cabelos. Sou careta, já disse! Curto muito ver minha filha mais nova, Malu, indo nesse mesmo sentido. Ah, é! Vocês sabem: caretona! Sou mesmo. Gosto, também, de vê-las juntas, assistindo filmes das décadas de 40/50, estudando estilistas atuais e antigos, revendo tendências. Aprendendo a combinar épocas passadas e contemporâneas, entendendo o que levou musas do passado ao estrelato – não por escândalos, mas por postura e elegância. Ok! Ok! Sou démodé. Minhas filhas e sobrinha também são. Elas não ouvem Claudia Leite, não gastam em abadás, não pulam como pipoca atrás do Trio Elétrico e não freqüentam a Furacão 2000... Muito menos eu.

Repensem. Na verdade, nada tenho contra quem freqüenta esses lugares ou se veste com roupinhas de grifes “made in Shopping Qualquer”. Como dizem, “cada um no seu quadrado”. Portanto, respeitem a opção das suas meninas e meninos “alternativos”, pois eles nada têm de anormal - apenas o visual não é o mais visto nas esquinas. Esses jovens são apenas pessoas que preferem sair da “mesmice”, contudo, a essência deles é aquela que você, mãe/pai, transmitiu. Eles continuam sendo seus filhos, apesar dos olhos pintados e das roupas coloridas. Se preocupem com o interior, com aquilo que realmente interessa: a formação.

Um beijo, um abraço, um aperto de mão. Volto outro dia. E aproveitem para fazerem perguntas, caso ainda tenham dúvidas sobre seus filhos “esquisitões”. Eu respondo.

Paz e Luz,
Theca


  SOBRE A AUTORA:

 

Jack Moore é dona da GLAM PANIC! e está sem criatividade para escrever uma bio no momento.      Leia mais sobre ela...

 

 

25 comentários:

Mika at: 28 de dezembro de 2009 às 15:03 disse...

SUA MÃE É LINDA MANDA UM BEIJO PRA ELA
e diga que ela não está sozinha no mundo, minha mãe no começo me segurou um pouco (idade, né) mas hoje ALOKA.
bjs

Pam Lima at: 28 de dezembro de 2009 às 15:15 disse...

Eu nem venho muito aqui, na verdade só vim porque a Thai postou no twitter dizendo que tinha um post da mãe dela :P Em fim, achei maravilhoso como a sua mãe, Thai, consegue aceitar e admirar os filhos que tem. Eu não sou da moda alternativa não - mas estou longe mesmo da popular, e já sofro com a minha mãe. Shit. :** Parabéns pelo blog.

Lorëe at: 28 de dezembro de 2009 às 16:30 disse...

Nossa... eu preciso mostrar esse texto pra minha mãe, ela não fala nada sobre meu estilo ( as vezes fala um pouquinho ), mais no fundo eu sei que ela não gosta.
Obrigado Theca, você é muito inteligente.

Mel Salvi at: 29 de dezembro de 2009 às 06:18 disse...

Graças a Deus mammy nunca me disse o que usar, fazer ou me comportar. É claro que ela me educou! Mas sempre com liberdade para questionar suas opiniões e defender as minhas. Ela é uma super mammy!

Thai, voce é uma sortuda como eu. Aproveite muito a sua mãe!

bjks

selly at: 29 de dezembro de 2009 às 06:41 disse...

OMG! Eu amei demais este post. Porque eu vivo isso. Não tem ninguém por aqui que se vista assim "coloridamente". E meus pais não concordam por eu me vestir diferente. E meu pai xinga e ODEIA as pessoas que se vestem assim. É, ele é bem From roça. Paraiba teimoso que acha q tenho q ser do jeito qe ele quer. Ele quer que eu seja feminina. Que ele define como usar sainhas, vestidos meigos ser magra NUNCA modificar o cabelo. Pronto, estarei perfeita. E nisso que me faz ter raiva e me afastar cada vez mais dele. Thai, sua mãe é mt legal, MESMO! Pq aceitar como vc é, não é qualquer mãe que aceita. :(

Cibele at: 29 de dezembro de 2009 às 07:39 disse...

Adorei o post da tua mãe!
Adorei o site tb. Vim aqui por um tweet da Lia (@kittykills)e tb já aproveitei para tweetar teu site no meu twitter: @ciby_pfleger
Bjs

- Hot Dõga at: 29 de dezembro de 2009 às 11:12 disse...

AIIN AMEI O POST DA MAMIIS DA THAI
NOUSSA ELA É D+
AMMOO ELA JA <3
MINHA MÃE TBM É BEM MAASSA(GRAÇAS A DEUS)

É MELHOR VER A FILHA CM ROUPAS COLORIDAS E MAQUI; DO QUE VESTINDO ROUPAS CURTAS, COLAADAS E DANÇANDO ATÉ O CHÃO (:

Jhennerock's at: 29 de dezembro de 2009 às 13:41 disse...

Nossa... Eu tenho mta sorte de ter uma mãe como a Theca... ^^
Minha mãe adoooora meu estilo, ama demais o meu cabelo multicolorido, ela mesmo me compra acessórios lindos... E ela pensa do mesmo jeito da dona Theca... Nosso estilo é lindo e único!

Raphaela at: 29 de dezembro de 2009 às 17:06 disse...

Eu nao sei como encontrei o Orku da Thai... So que eu me encantei com as fotos dela e pedi que me add no Orkut! Entoa corri pro twitter e encontrei ela la também!
Eu adorei o poste da sua mãe. Eu sempre quis me vestir de uma maneira diferente e a minha mãe nunca deixou, pois ela falava que quem se vestia da maneira que eu queria nao prestava, se drogava e coisa e tal...
Eu concordo em tudo com a sua mãe Tahi, enquanto alguns pais ficam ae preocupados com a aparencia dos filhos, esquecem a essencia deles, o que eles tem de bom... Enquanto outros largam os filhos por ae, sem se preocupar!!!
Parabens pra sua mãe pelo belo poste que ela escreveu!
Acho que todos os pais poderiam dar uma olhada nele né??
Beijos pra vc's e Feliz 2010!!

maria luisa at: 29 de dezembro de 2009 às 17:37 disse...

Acho qe a sua mãe defendeu e ofendeu. Qual o problema de usar uma saia extremamente curta e ouvir Claudia Leite se foi dito que roupa, música e etc não formam uma pessoa? Responda-me por favor, fiquei confusa ):

- Hot Dõga at: 30 de dezembro de 2009 às 09:33 disse...

''''Maria''''

A MÃE DA THAI tava fazendo uma comparação
mas tipo; n quer dizer q vc não possa ouvir Cláudia Leitte!

Theca Villares at: 30 de dezembro de 2009 às 19:01 disse...

Maria,
eu não condeno absolutamente nenhum estilo ou "visual". Em contra partida, não acho lógico os ditos "alternativos" serem tachados de "esquisitões" e serem colocados de lado numa festinha de família, por exemplo; ou mesmo excluído em uma sala de aula. Preconceito o seu; não meu. Se é para aceitar, que aceitemos TODOS - sem distinção.
O que eu não gosto mesmo é perceber que, em pleno século21, ainda sofra com esse " Apartheid", PESSOAS como os homossexuais, deficientes físicos e tantos outros ditos "diferentes". Ow !
Um beijo, um abraço e um aperto de mão.
Feliz 2010 a todos. E vamos tentar viver em PAZ!

Bjos da Theca

taina at: 1 de janeiro de 2010 às 09:49 disse...

nossa você é a mãe hein?

@felipeSaab at: 6 de janeiro de 2010 às 04:01 disse...

mandarei meu pai e minha mãe ler essepost nesse momento! *----* | Thai troca de mãe? çç

Túlio Moura at: 10 de janeiro de 2010 às 20:47 disse...

geeeente, adorei sua mãe!!! sério. Assim, a minha mãe não liga de eu ser alternativo não, GRAÇAS A DEUS... ela até se diverte comigo. O problema aqui é meu pai, rs, roupa por exemplo eu tenho q pegar o dinheiro e comprar, por ele eu usaria aquelas camisas de futebol,GG, e calça Jeans e Tenis normal.

Na minha cabeça, seilá, me sinto privilegiado também de não sair atras de trios,folias e etc... acho RIDÍCULO meninas que se submetem ao estilo de vida que vc citou... e dou preferência pras que preferem sair do conceito de 'normal' imposto pela sociedade ^^.
mt legal saber que existem mães assim... um conselho pra Thai e pra irmã dela quando forem brigar com a mãe: Lembrem-se que não é qualquer mãe que aceita os filhos do jeito que são!! eu mesmo conheço pessoas que saem de casa de um jeito, e trocam de roupa na rua!!
[ e minha casa é o correio né, pedem coisas pra chegar aqui, pq os pais JAMAIS sonham que eles compram roupas assim]

^^

Sheep Startrukk at: 13 de janeiro de 2010 às 11:25 disse...

Oie amores!
Adorei o post da Theca,tenho certeza que vai ajudar muita gente...
Gostaria de saber c o pai da Thaai aceita o estilo dela como a sua mãe aceita!
Que eu achei muito linda a atitude dele de aceita o filho como são,que porem nem todos os pais aceitão como o meu!
Que já chegou a corta minha 4 mechas no cabelo, e ele ter ficado ridiculo cortado...
mais eu não consegui guardar magoas dele,apenas fico com aquele remoço no coração!
Porque tbm com os pais é sempre mais dificiu de lidar,de converça sobre o estilo!
Eu estou com meu estilo alternativo a anos!
E não ter essa relação com os pais é bem dificil!
Bom...
vou indo cuts!
bjomiil'
;*

c poderem me dar alguma sugestão!
Msn: sheep_startruk@hotmail.com

Thai Cappuccine at: 14 de janeiro de 2010 às 04:15 disse...

Oi, Sheep! Meu pai, se alguma vez se importou com meu estilo, não disse nada. Minha mãe nunca permitiu que ele desse pitaco justamente nisso, porque ele sempre foi ausente na nossa educação. Hoje em dia tenho pais separados e quero mais é que meu pai se exploda :D

- Brunna at: 14 de janeiro de 2010 às 10:58 disse...

Oiie :D, sua mãe está certissima ! Minha mãe sempre se importou com a minha preferencia e cores de esmaltes fortes ! mais começei a usar assim mesmo, e hoje ela ver e não fala nada ( apesar de não gostar ) e eu mandei ela le esse texto e ela viu realmente que isso, não prejudica nada ! e hoje uso esmalte fortes mesmo, e minha mãe descobriu que se eu não passase estaria fazendo coisas piores, do que pintar unhas com esmaltes diferentes ! Beijãão

Theca Villares at: 16 de janeiro de 2010 às 13:40 disse...

Oi Brunna,
pois é. Sua mãe ta certíssima em não se importar com "cores de esmaltes". Afinal, o que isso pode alterar sua conduta?! besteira...
Eu mesma sempre usei esmaltes de cores fortes numa época que só usavam "FOG" e "MISTURINHA"(eram cores meio bege/branco sujo, meio xoxa. Se sua mãe ta lá na casa dos 40tinha, deve lembrar bem). Minha mãe nunca se ligou com essas besteiras.

...E REPONDENDO A TAINA:
Sim, sou a mãe da Thai ha quase 22 anos! Tirando o tempo de gestação, claro!

Beijo a todos! Em breve to com meu blog (assim que minha filha fizer um Lay maneirinho. Não entendo nada além de fazer isso: escrever.)

o/

kiuy of ice at: 18 de fevereiro de 2010 às 03:26 disse...

nuus !
el adorei esse post thai sua mae e perfeita ! adorei
mais akie em ksa naum e assim ! td liberado !
mais ngn manda eim mim e el fasso o q el kero minha mae fla fla e fla sobre o stylo e fla q el tenho q trabalhar el naum dou a minima e el q stol usando e naum ela !
nunk obriguei ngn fazer o q naum ker !
fais o q kizer mel amr ! se jogaaaaa !

theca vc asha isso certo ????

Isaah Rays . at: 17 de abril de 2010 às 17:10 disse...

Que bom saber q existem mães assim .Aqui em casa existe um problema , minha mãe não gosta do meu estilo , meu pai já não gosta masi não fala nada e nem implica , minha mãe já me ameaçou até cortar meu cabelo e me colocar num convento , mesmo assim não mudarei !

@felipesaab at: 17 de março de 2011 às 07:17 disse...

mandarei meu pai e minha mãe ler essepost nesse momento! *----* | Thai troca de mãe? çç

Sheep Startrukk at: 17 de março de 2011 às 07:17 disse...

Oie amores!
Adorei o post da Theca,tenho certeza que vai ajudar muita gente...
Gostaria de saber c o pai da Thaai aceita o estilo dela como a sua mãe aceita!
Que eu achei muito linda a atitude dele de aceita o filho como são,que porem nem todos os pais aceitão como o meu!
Que já chegou a corta minha 4 mechas no cabelo, e ele ter ficado ridiculo cortado...
mais eu não consegui guardar magoas dele,apenas fico com aquele remoço no coração!
Porque tbm com os pais é sempre mais dificiu de lidar,de converça sobre o estilo!
Eu estou com meu estilo alternativo a anos!
E não ter essa relação com os pais é bem dificil!
Bom...
vou indo cuts!
bjomiil'
;*

c poderem me dar alguma sugestão!
Msn: sheep_startruk@hotmail.com

kiuy of ice at: 17 de março de 2011 às 07:17 disse...

nuus !
el adorei esse post thai sua mae e perfeita ! adorei
mais akie em ksa naum e assim ! td liberado !
mais ngn manda eim mim e el fasso o q el kero minha mae fla fla e fla sobre o stylo e fla q el tenho q trabalhar el naum dou a minima e el q stol usando e naum ela !
nunk obriguei ngn fazer o q naum ker !
fais o q kizer mel amr ! se jogaaaaa !

theca vc asha isso certo ????

Isa.ah at: 17 de março de 2011 às 07:17 disse...

Que bom saber q existem mães assim .Aqui em casa existe um problema , minha mãe não gosta do meu estilo , meu pai já não gosta masi não fala nada e nem implica , minha mãe já me ameaçou até cortar meu cabelo e me colocar num convento , mesmo assim não mudarei !

Postar um comentário

Participe!

Follow!

Inscreva-se!