Lojas Virtuais: inferno ou paraíso?

Fato: nos últimos dois anos um enxame de lojas online invadiu a web, e eu sou uma dessas abelhinhas fugitivas da colméia, pois também fundei a minha marca.

Nas lojas online você consegue produtos diferenciados, dificilmente encontrados em lojas físicas e, muitas vezes, importados. Com apenas um clique você adquire o que tanto deseja e recebe tudo direitinho pelo correio. Parece sonho, né? No entanto, a realidade pode ser beeem diferente algumas vezes.

Pagar e não ver a cor do produto, receber encomendas de outro cliente, participar de promoções irreais, entre inúmeras dores de cabeça, são riscos que muitos correm. O motivo de todo esse transtorno (ou sacanagem, se preferir) é o fato de não precisar ser um Roberto Justus para criar uma marca e fazer comércio na internet. A facilidade para conseguir um espacinho é muito grande, e pessoas como eu, você e sua vó estamos aptos para isso. Então eu questiono: será?


Existem pessoas e pessoas, e, se tratando de loja virtual, o cuidado deve ser redobrado. Há os que querem, sinceramente, fazer da loja virtual um cargo de peso em seu currículo pessoal, para proporcionar experiência ou até mesmo conquistar uma posição na indústria. Por outro lado, há os que utilizam a situação e a própria loja para, simplesmente, se promover, virar fake no Orkut (sim, isso é objetivo de vida para algumas pessoas) ou calar a boca dos pais reclamões.

Para você não se meter numa fria, seja muito atento antes de fechar negócio com qualquer um. Alguns dos meus conselhos talvez te ajudem, pois além de fundar minha loja online, também sou viciada em compras pela internet – assim como minha mãe, meu padrasto, meus irmãos...
SE VOCÊ TIVER MENOS DE 18 ANOS, PEÇA AUTORIZAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS ANTES DE REALIZAR QUALQUER COMPRA

Pesquise TUDO sobre a loja
Procure por indicações dos amigos e conheça a reputação da marca, com o cuidado de não levar à sério a opinião de certas pessoas. Quê? Quem?

- Primeiramente, os staffs. Eles são funcionários e fazem parte da equipe da loja. Pedir a ajuda deles é como falar com o dono da loja, ou seja, sempre defenderão o próprio serviço e dificilmente serão francos.

- Depois, temos os paga-paus (desculpem pelo termo chulo). Esses são uns chatos, pois muitas vezes sequer compraram na loja ou, se compraram e tiveram problemas com a mesma, omitirão esse detalhe para sempre. Por quê? Simples: os paga-paus são admiradores dos donos da loja e jamais fariam algo que os fizesse perder o tão amado e desejado contato com eles. É duro de acreditar, mas é a mais pura verdade.

- E, finalmente, os aproveitadores. O objetivo deles é, como o nome diz, aproveitar. Eles se tornam aliados da loja se ela estiver bombando e fazem amizade com os donos, porém não por admiração, e sim por autopromoção. Dizer que adora uma loja que todo mundo gosta também só faz deles mais legais, e manter contato com os donos os faz pessoas mais, digamos, exclusivas, mais importantes que os outros. Aquele papo de “Bem, quero ser popular, então vou colar naquele carinha ali porque ele tem uma loja”. E é à partir daí que o aproveitador vira defensor.

Manifestação dos clientes
Esse é, certamente, o melhor modo de saber se a loja é segura ou não. Esteja atento quanto a opinião dos clientes, verificando depoimentos de quem já comprou, sempre tomando o cuidado de identificar os três tipos acima. Pesquise em comunidades, scrapbook e no máximo de lugares que puder sobre a relação de dono x cliente.

Experiência própria: Uma vez eu decidi comprar umas coisinhas numa loja popular do Orkut, então pesquisei sobre sua reputação e dei uma olhada na comunidade. Pasmem: descobri, logo de cara, que muitos produtos demoravam MESES para ser entregues e que os donos SEQUER davam satisfação aos clientes. Além do mais, os donos não conseguiram suportar a reclamação de algumas pessoas que haviam pago por seus produtos e começaram a xingá-las, chamá-las de chatas, mandar tomarem naquele lugar, etc. Os donos alegavam que estavam ocupados demais com seus afazeres fora do computador e que não viviam para a loja, por isso os pedidos estavam atrasando alguns meses.

Agora eu pergunto: como diabos uma loja dessa conquista popularidade positiva? E eu mesma respondo: graças aos três tipos de pessoas acima. Por este motivo, muito cuidado com eles.

Enfim, boas compras!
Após seguir essas medidas de segurança pesquisando sobre a loja, observando a relação dela com os clientes, as possíveis comunidades “Eu odeio a loja tal” e sabendo identificar os prós e os contras, feche negócio.

Uma dica importantíssima é guardar todos os e-mails que você trocou com a loja durante a negociação ou dar “print screen” quando fizer isso por outros meios. Sem essas provas concretas você nunca poderá levar a frente qualquer tipo de reclamação, pois seria sua palavra contra a do dono da loja. Já com e-mails você será a razão.

Um outro grande conselho é gritar para todo mundo ouvir quando você tiver problemas com alguma marca. Com isso, além de fazer justiça contra pessoas incompetentes que só te sacanearam, você colaborará para que outros não caiam na mesma situação. Não deixe de gritar, também, quando se deparar com uma loja que mereça sua atenção. É aumentando a popularidade que oferecemos credibilidade, e nada mais justo do que destacar uma boa equipe, uma boa marca e deixar os sacanas no fundo do poço.


Enfim, pessoal, espero que meu post tenha utilidade pra vocês. Existem muitas lojas dignas na internet, assim como existem outras péssimas; cabe a nós saber distingüí-las. Comprar pela internet é uma das minhas atividades favoritas e se vocês estivessem aqui em casa, veriam como os entregadores dos Correios e de outras empresas já conhecem o caminho pra minha porta XD

É muito importante que tomemos esses cuidados antes de comprar, e que evitemos, de verdade, as lojas que apresentam problemas, por menores que sejam. Afinal, quando fazemos uma boa compra, a felicidade do dia triplica de tamanho e, de quebra, conquistamos o voto de confiança de nossos pais (isso serve para aqueles que têm problemas com eles, em relação à comércio por internet).

No mais, se joguem e aproveitem a internet para compras!
Ah, gente, como eu atoooooooron tudo isso XDDDD

Vou ficando por aqui, galerë. COMENTEM MUITO e disputem o Trashy Kid do mês. Quero voltar aqui com a caixinha de comentários cheia, hein!

Suuuper beijo,
THAI Cappuccine.


  SOBRE A AUTORA:

 

Jack Moore é dona da GLAM PANIC! e está sem criatividade para escrever uma bio no momento.      Leia mais sobre ela...

 

 

9 comentários:

starstrukk at: 19 de junho de 2009 às 14:08 disse...

eh possivel nao amar as dicas de vcs? *----*
nao neh
tb tenho problemas com meus PAIS q nao deixam eu comprar online mais depois desse posts asho que vaum deishar *_____________*

bjs lindas continuem assim semrpe

Disturbs at: 21 de junho de 2009 às 14:52 disse...

HOOOOOY -
adorei ♥
tenho uma loja, sei como é... pena que ela tá nocomecinho e ninguém se interessa, mas não é por má fama... só se for do fornecedor. u.u mas enfim isso não vem ao caso >'<
adoooorei aqui.

beijos ;*

Tommy at: 24 de junho de 2009 às 14:27 disse...

eu atooooron eh esse blog
voufazer compras com mtoooo mais segurança agora *----*
obrigada msm meninas

Cassi Desrosiers at: 24 de junho de 2009 às 16:06 disse...

ATOOOOOOOOORON!
Nunca comprei coisa pela Internet, morro de medo de meu pedido não chegar e coisas assim. Mas com as dicas daqui, acho que vou arriscar minha primeira compra via web! /o/

LDN at: 7 de julho de 2009 às 17:51 disse...

agr sei como me prevenir mais contra essas lojas ae..
ah.. e vendo as dicas, cappuccine store é super segura, né? rs

:**

Gabriela Durante at: 8 de abril de 2010 às 10:10 disse...

Amor... poem algumas dicas de lojas. :d ameei o post!!!

biiih.loirah at: 17 de março de 2011 às 07:17 disse...

Amor... poem algumas dicas de lojas. :d ameei o post!!!

Tommy at: 17 de março de 2011 às 07:17 disse...

eu atooooron eh esse blog
voufazer compras com mtoooo mais segurança agora *----*
obrigada msm meninas

LDN at: 17 de março de 2011 às 07:17 disse...

agr sei como me prevenir mais contra essas lojas ae..
ah.. e vendo as dicas, cappuccine store é super segura, né? rs

:**

Postar um comentário

Participe!

Follow!

Inscreva-se!